Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

domingo, 27 de maio de 2012

Günter Grass reaparece...

Imagem de Günter Grass, autor de "O Tambor" e Nobel de Literatura de 1999

Parece que Günter Grass está querendo sumir do campo literário e entrar no campo puramente político. O Nobel de 1999, depois de criar polêmica com Israel, publicou um poema no sábado (26/05) criticando as ações da União Europeia com relação à Grécia.
Num novo uso de seu status para divulgar suas ideias, Grass escreve o poema "A vergonha da Europa" no mesmo jornal ao sul da Alemanha. No poema, ele diz:

"Próxima ao caos, por não servir ao mercado, 
você está longe do país, que lhe serviu de berço."

Num desabafo quase grego, ele expõe o que, a seus olhos, parece ocorrer com a Grécia, ligando o fato atual ao do mais ilustre habitante da região da Ática, Sócrates ao beber a cicuta:

"Beba de uma vez, beba!, gritam os comissários em claque, 
mas Sócrates lhes devolve irado a taça cheia."

Depois de defesas apaixonadas, Grass entrega a sentença da UE por seus maus atos perante seu berço cultural e filosófico. Ele dá o veredicto:

"Tu vais definhar privada de alma sem o país que te concebeu, tu, Europa."

Os poemas de Grass voltaram com um tom mais defensivo, melhor do que seu ódio exposto a Israel, o que lhe trouxe alguns problemas de diplomacia. O escritor publica o poema numa Alemanha onde 60% das pessoas querem a retirada da Grécia da zona do Euro. 

Qual será a próxima de Günter Grass?


Nenhum comentário:

Postar um comentário