Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Método de Estudo "SQ3R"


Nestes nossos dias, não é difícil acha pessoas que têm tempo, disposição e vontade pra estudar, mas falta algo... elas não sabem bem como estudar. Assim elas se matam de estudar e não alcançam o resultado tão almejado. Isto porque o cérebro funciona de uma maneira diferente do que nós queremos, ele precisa de etapas para guardar uma informação por muito tempo.
Por esse motivo, fui levado a fazer este post. Para falar sobre um método de estudo que funciona tanto para aprender como para revisar um assunto, chamado "SQ3R". Um método simples e eficaz. Vamos ao método:

  1. O "S" é de "survey" que quer dizer "procura" em inglês. No primeiro passo, você vai definir o que você vai pesquisar. Numa folha em branco, você rascunhará o assunto, as ramificações do assunto, peculiaridades do assunto, mas apenas os tópicos. Ex: Matrizes (você colocará na folha: Definição, Tipos, Características, Métodos de resolução...)
  2. O "Q" é de "questions" (questões, em inglês). Neste segundo passo, você escreverá na folha perguntas que representam o que você quer saber sobre o assunto, perguntas relacionadas à primeira parte do método. Ex.: Matrizes (O que é matriz? Quantos e quais são os tipos? Quais são as características de uma matriz?...)
  3. O primeiro "R" é de "read" (leitura, em inglês). Neste terceiro passo, a folha de questões fica de lado e você pegará o material que você tem sobre o assunto, assim fará um sobrevoo sobre o texto, apenas lerá o texto, nada de prestar atenção nos detalhes ou decorar partes "importantes". Uma leitura rápida.
  4. O segundo "R" também é de "read". No quarto passo, você fará uma leitura aprofundada e lenta,  destacando partes importantes, construindo conceitos próprios na mente. Neste ponto, você vai tentar realmente entender o assunto.
  5. O terceiro "R" é de "review" (revisão, em inglês).  Neste último passo, você vai reler as partes que destacou como importantes, procurando relê-las e fixá-las na mente.
  • Ao fim do processo, você esquece o material e pega a folha das questões. Sem ajuda de material, você irá responder às perguntas que você mesmo(a) fez. Se você não conseguir responder tudo, não será o fim do mundo, tente novamente.
  • No início do uso do método será complicado, monótono e cansativo, mas com dedicação e disciplina, no futuro, você verá o resultado... Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário