Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Três dicas para escrever melhor...



*Para as pessoas que gostam de escrever, mas acham que ainda não escrevem bem.
*Para os que lêem textos bons na net ou em livros e acham que têm jeito pra escrever, mas por algum motivo [que desconhecem] acham que seus textos não saem como esperam.
Conheço muitas pessoas assim...
Admiro muito tais pessoas, pois o mundo moderno faz de tudo para nos castrar em termos culturais e artísticos.
Ninguém mais tem tempo para parar e escrever algo ou ouvir uma boa música [no máximo, as que estão no celular, que se ouvem no meio do maior estresse do mundo. (Acho que é por isso que a música clássica não vem resistindo com muito ímpeto na sociedade moderna)].
Para tais pessoas, vou deixar três dicas simples, mas que podem melhorar muito sua escrita:
[Obs.: Estas dicas são para quem quer escrever textos que expressem seus dilemas, não para quem quer escrever poemas, pois estes pedem um pouco mais de leitura, prática, dom e noções de estilística (mas talvez possa fazer algo do tipo para poetas depois)]


Dica #1: AME O CÓDIGO:

Gostar da língua e de suas regras é um bom primeiro passo. Ter prazer em estudar regras de concordância e regência é indispensável para quem quer escrever bem. Ser preocupado com a grafia correta das palavras é o básico para quem quer arranhar a boa literatura. Resumindo: amar o código é a raiz de todas as benesses da escrita, mas é só a raiz.


Dica #2: TENHA O HÁBITO DA BOA LEITURA:

O que se ganha lendo bons livros é o que vai acabar por formar a base de um bom processo produtivo. Prezar pelos livros antigos é uma forma de alcançar um bom e culto vocabulário. Nem falo em começar por Homero (o que é uma ótima, mas pesada ideia), indico começar pelos românticos (Goethe e afins) para quem tem estômago ou pelos realistas (Balzac, Flaubert, Machado de Assis e afins) para quem tem paciência. Para os momentos em que estiver sem saco ou animação para ler romances, invista em contos ou crônicas. Para os mais anormais, a leitura de poesia é uma ótima saída que tem mais influência no processo cognitivo que no processo produtivo em si, poesia amplia sua percepção literária. [Ler sobre literatura vai te ajudar a selecionar melhor o que você vai ler. Leva tempo, mas ajuda muito]


Dica #3: ESCREVA:

Esta a última e mais importante das três dicas. Não espere a inspiração mais genial, a frase mais bela do mundo, o momento perfeito nem o seu estágio mais maduro de produção literária para escrever. Simplesmente: Escreva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário