Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O ABC da Mitologia Grega...

Titãs: Filhos da Terra e do Céu, surgidos do Caos. Eram os do sexo masculino: Kronos (Saturno), Hipérion, Oceano, Iapeto (Jafete) e Ófion. Eram as do sexo feminino: Ops (Réia), Têmis, Mnemósine e Eurínome.


Deuses:

 Zeus (Júpiter): Pai dos deuses e dos homens, embora seja filho de Kronos e Ops. Acabou por destronar seus pais e expulsar os titãs do Olimpo, concentrando todo o poder em si. Sua arma era o raio e seu escudo chamava-se égide, sua ave favorita era a águia.

 Posêidon (Netuno): Irmão de Zeus que recebeu dele o domínio sobre as águas.

 Dis (Plutão): Irmão de Zeus que recebeu dele o governo sobre o mundo dos mortos.

 Deméter (Ceres): Deusa da agricultura, Irmã de Zeus.

 Perséfone (Prosérpina): Filha de Deméter, casou-se com Dis e tornou-se Deusa do reino dos Mortos.

 Hera (Juno): Esposa de Zeus, por conseguinte, Rainha dos deuses e dos homens, tendo por ave predileta o pavão. Íris, a deusa do arco-íris, era mensageira e servente de Hera.

 Hefesto (Vulcano): Filho de Zeus com Hera, era o artista do Olimpo. Nasceu coxo e feio, e, por isso, Hera o jogou do céu e ele caiu na Ilha de Lenos.

 Ares (Marte): Filho de Zeus com Hera, tornou-se o Deus da Guerra.

 Apolo (Febo): Filho de Zeus com Latona, ele era o deus do arco e flecha, da música e da profecia. Considerado Deus-sol, ele recebeu tal poder do Titã Hipérion.

 Ártemis (Diana): Irmã de Apolo, por isso era chamada de Deusa da Lua. Mas, originalmente, considerada Deusa da Caça.

 Afrodite (Vênus): Deusa do Amor e da Beleza. Nascida da espuma do mar, ela foi levada por zéfiro até a ilha de Chipre, lá foi recebida pelas Estações que a levaram ao Olimpo. Zeus entregou-a para Hefesto, em gratidão à confecção de seus raios (A mais bela com o mais feio dos deuses). Pombos, cisnes e rosas lhe eram prediletos.

 Eros (Cupido): Deus do Amor, companheiro constante e Filho de Afrodite. Armado com seu arco, o cupido lançava suas flechas de desejo. Tinha um irmão chamado Antero, sobre o qual pouco se sabe, apenas que representava o amor recíproco.

 Palas (Minerva): Deusa da Sabedoria, saiu da cabeça de Zeus completamente armada. A coruja era sua ave predileta e a oliveira, sua planta preferida.

 Hermes (Mercúrio): Deus do comércio e de todos os exercícios físicos, também mensageiro do Olimpo, ele era filho de Zeus com Maia. Possuía um caduceu e seus sapatos e seu chapéu tinham asas.

 Dioniso (Baco): Deus do vinho, dos prazeres e, paradoxalmente, das regras sociais. Filho de Zeus e Sêmele, também é considerado promotor da civilização amante da paz.

Nêmese: Deusa da Vingança
Pã: Deus dos Rebanhos e Pastagens
Momo: Deus da Alegria
Pluto: Deus da Riqueza


Musas: Eram as nove filhas de Zeus com sua tia Mnemósine. Tinham em comum o domínio sobre as artes e as ciências.

 Calíope: Musa da poesia épica.
 Clio: Musa da História.
 Euterpe: Musa da poesia lírica
 Melpômene: Musa da tragédia
 Terpsícore: Musa da dança e do canto
 Érato: Musa da poesia erótica
 Polínia: Musa da poesia sacra
 Urânia: Musa da Astronomia
 Talia: Musa da comédia

Graças: Eram três, representavam as diversões, os prazeres e as belas-artes: Eufrosina, Aglaé e Talia.

Parcas: Eram três, todas filhas de Têmis (Titã da Justiça), elas estavam encarregadas de tecer o fio humano e cortá-lo quando necessário, chamavam-se: Cloto,Láquesis e Átropos.

Erínias: Também chamadas de Fúrias ou Eumênides, eram três e deveriam punir com tormentos inimagináveis os crimes que escapassem da justiça humana. Tinham cobras em lugar de cabelos, o que lhes dava aspecto amedrontador, eram elas: Alecto, Tisífone e Megera.

Sátiros: Deuses dos bosques e dos campos, tinham cabelos lisos, pequenos chifres e pés de cabra. Tidos como netos de Kronos, pouco se sabe sobre sua origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário