Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

terça-feira, 23 de agosto de 2011

On joue...

Mario Vargas Llosa
Estou lendo "A cidade e os cachorros", o primeiro livro do Nobel de Literatura de 2010, o peruano Mario Vargas Llosa. Leio cada página encantado, sua narrativa me espanta e seu talento me faz acreditar num futuro diferente... mas isso não é uma crítica!
Vim aqui falar da frase que Llosa usou como epígrafe do livro, uma maravilhosa demonstração do poder e do talento de outro Nobel, o francês Jean-Paul Sartre... Que vem a seguir:
"On joue les héros parce qu'on est lachê et les saints parce qu'on est méchant; on joue les assassins parce qu'on muert d'envie de tuer son prochain, on joue parce qu'on est menteur de naissance."
O francês é uma lingua belíssima, mas traduzirei ao português para que seja de comum entendimento:
"Nós temos o papel de heróis porque eles são inertes e de santos porque eles são maus; temos o papel de assassinos porque morrem de vontade de matar seu próximo, temos o papel porque somos mentirosos de nascença"

Temos o papel de... Bem diria Sócrates que o caráter não poderia ser definido, apenas discernido!

Jean-Paul Sartre


Nenhum comentário:

Postar um comentário