Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Crítica do Filme "Capitão América: O Primeiro Vingador"


 
Há pouco aprendi sobre a importância de assistir filmes de ação legendados, e nunca dublados. E explico o porquê: Filmes de ação têm seu áudio gravado originalmente com o som de batidas, urros e explosões de verdade. Mas os dublados reproduzem tais efeitos de forma que o som fica, no mínimo, estranho.

Talvez você se pergunte sobre a importância da ação supracitada... O filme "Capitão América" dublado tem uma sonoplastia HORRÍVEL! E é tão ruim que, quando o filme acaba, você pensa (ou diz): "Ufa, ainda bem que acabou. Vi a hora de inutilizar meus tímpanos!"
Mas a sonoplastia foi só a primeira coisa deprimente que observei no filme, vejamos as outras:

2. Os efeitos especiais: No início do filme, o ator Chris Evans, que interpreta o herói americano, mostra-se pequeno, magro, fraco e lento, mas, após uma fatídica experiência científica, ele torna-se incrivelmente alto, forte, musculoso e rápido! (Que clichê! rsrs!) A questão é que o ator é alto e forte e, para adaptar sua imagem à imagem do herói pré-experiência, fazem um efeito especial mal feito em que a cabeça fica totalmente desproporcional ao corpo! O que torna a imagem estranha e risível!

3. O título descabido: O nome do filme é "Capitão América: O Primeiro Vingador" e só este nome já me traz duas reivindicações:
1- Por que Capitão América, se ele só luta pelos Estados Unidos? Por algum mistério do universo, a América se resume aos EUA?
2- Assisti o filme até o final (foi difícil!) e não entendi... De quem o Capitão América se vinga mesmo?

4. O cabelo lambido eterno: O cabelo loiro do Capitão sai de uma experiência científica lambido... lambido tipo gel fixador... passa-se todo o filme, caem aviões, ocorrem explosões, existem mortes, ele morre, ele ressuscita... mas o cabelo lambido mantém-se lá firme e lustroso.

5. O nacionalismo exacerbado: O legal do Capitão América é ir contra Hitler (ou o nazismo, escolha) e isso envolve as pessoas já pela questão do holocausto. Mas assistindo ao filme e pensando sobre ele, cheguei a uma conclusão: "O nacionalismo que o Capitão América traz, em nada se diferencia do nacionalismo incitado por Hitler que, por algum acaso, deu origem e apoio ao nazismo". O Capitão América não passa de um Goebles só que dos EUA!

Deixo aqui uma frase do filme que gostei:
"Só os fracos conhecem a força"

Um comentário:

  1. COncordo plenamente com você! Nunca tinha pensado assim, mas agora percebo a violência simbolica realizada pelo filme, reafirmando a superioridade dos EUA!

    ResponderExcluir