Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Goethe...


Nasceu em 28 de agosto de 1749, na cidade de Frankfurt, na Alemanha, Johann Wolfgang Von Goethe que foi um homem renascentista: era excelente em letras, artes, ciências, filosofia e política, além de exaltar o idioma nacional – foi um grande colaborador para a disseminação da cultura alemã usando a língua, a voz e a linguagem germânicas.


Permanece na posição incontestável de maior e melhor escritor alemão até hoje. Influenciou muitos estilos como o “Sturm und Drang” (Tempestade e Ímpeto), o classicismo de Weimar (Classicismo Alemão) e é um verdadeiro marco no Movimento Romântico.


Nasceu numa família rica, teve aulas particulares e foi – pelo desejo da família – fazer Direito na Universidade de Leipzig, mas preferiu comparecer às aulas de poesia para aperfeiçoar a escrita até escrever a primeira comédia “Os cúmplices”. Não concluiu o curso por problemas de saúde, voltando para Frankfurt e depois foi para Estraburgo para concluir o curso.


Foi em Estraburgo que conheceu o crítico Gottfried Herder que encorajou Goethe a levar a literatura como modo de vida. Goethe viajou pela Alemanha para conhecer o seu povo, saber como eles falam e o que falam para só assim começar a escrever sobre este povo na sua língua-mãe.


Voltou à Estraburgo e escreveu a peça “Götz Von Berlichingen” (1773) que contava a história de um cavaleiro no século XVI, sua publicação marcou a história da literatura, provocou um estouro na Europa da época, fez ressurgir os dramas baseados em Estados Nacionais e influenciou assim escritores como o escocês Walter Scott e os franceses Victor Hugo e Alexandre Dumas.


Ainda famoso, graças à sua última obra, Goethe escreve “O sofrimento do Jovem Werther” (1774) que fez mais sucesso que sua peça, regeu a juventude da época com a loucura, o amor e o suicídio do protagonista – os jovens vestiam azul e amarelo como Werther, tornou-se comum o suicídio de jovens e por isso alguns países proibiram a leitura deste livro. O livro é uma declaração dos princípios românticos com o amor de Werther (burguês) por Lotte (nobre).


Daí passou anos tralhando para a nobreza e sem produzir nada, até que conheceu o escritor Friedrich Schiller que o fez voltar a escrever. Ele escreveu outras obras, mas, dessa segunda fase de Goethe, o auge da sua produção foi “Fausto” (1808-1832), uma peça em duas partes que representa os limites humanos ultrapassados: Fausto vende a alma ao demônio para ter Margarete.


As obras de Goethe são atemporais e tem uma complexidade moral irreprodutível. Goethe é o melhor da literatura alemã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário