Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ainda há muros...

No dia 09 de novembro de 1889, caiu o muro de Berlim. Esse fato é lembrado até hoje como um fato único. Alguns historiadores indicam que a Idade Contemporânea acabou ali, estamos numa nova fase. Mas... Será que acabou? Não, ainda há muros.


Os muros não falam, os muros gritam! Eles dividem etnias, religiões, povos, classes sociais, economias e ideologias.

Ainda há um muro entre o rico país dos Estados Unidos e o pobre México. Ele existe desde 2006, quando foi sancionada – pelo presidente George W. Bush – uma lei que ordenava a construção de uma barreira física entre os dois países. O muro deve ter 1.100 km e custar algo em torno de US$ 6 bilhões. A ONU, os ecologistas, os cientistas políticos, todos foram contra, mas o projeto foi posto em prática. A pressão está sobre – o Nobel da Paz – Barack Obama para parar as obras e destruir o que já foi feito.

Ainda há um muro entre a Espanha e o Marrocos ou, pra falar a verdade, entre a rica e cristã Europa e a pobre e islâmica África. A construção começou em 2000 nas cidades de Ceuta e Melilla, cidades espanholas cravadas no norte do continente africano, que são a entrada africana ao Estreito de Gibraltar – 16 km que separam a Europa da África. A posição da Espanha faz com que ela seja o destino de 25% de todos os imigrantes ilegais que vão à Europa. O muro começou tímido em Ceuta, mas hoje tem oito metros de altura, 11 km de vala contínua, conta com satélites próprios, iluminação reforçada e armadilhas na barreira... Dando gastos de dezenas de milhões de euros para o governo espanhol.

Ainda há um muro entre Israel e Cisjordânia, entre judeus e árabes, entre ricos e pobres. Depois de muitos problemas e muitas discussões sem resultado entre judeus e árabes, a ideia de construir um muro seduziu o governo israelense. Em 2002, o muro começou a ser construído, a barreira deve ter 721 km de comprimento, em 2004, foi declarado ilegal pelo Tribunal Internacional de Justiça, mas o governo de Israel continuou construindo o muro.

Ainda há um muro contaminado pelo mau cheiro da Guerra Fria que divide a Coreia do Sul da Coreia do Norte, os capitalistas dos socialistas. As conferências de Yalta e Potsdam indicaram que o paralelo 38° seria o divisor das duas nações, mas nenhuma conferência conseguiu estabelecer a paz nessa região. O muro divide dois mundos diferentes: o norte é pobre, comunista, subdesenvolvido, ditatorial e fechado, já o sul é rico, capitalista, desenvolvido, liberal e economicamente aberto.

AINDA HÁ MUROS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário