Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

quinta-feira, 10 de março de 2011

Falsa Religiosidade...

Nesses dias de igrejas em cada esquina, os cristãos estão sendo mal formados, desenvolvendo um caráter cristão distorcido com veias mundanas e narcisistas. Vejamos algumas dessas anomalias que atacam os cristãos do século XXI:


Denominacionalista: É aquele que põe a denominação acima da verdade universal pregada por Jesus Cristo e discrimina instituições interdenominacionais. Esse tipo de cristão esconde um orgulho doentio que tem seu prazer na denominação e não no amor de Cristo.

Moralista: É aquele que é muito apegado a regras e proibições do código religioso, não pratica a misericórdia, acha-se juiz de seus irmãos, detalhista em relação à conduta dos irmãos, escrupuloso em relação a erros, vê em si um zelador da moral cristã. Esse tipo de cristão é regido pelo estatuto e não pela Bíblia, além de viver pela consciência pessoal, colocando-a acima da Palavra de Deus.

Espiritualista: É aquele que sempre se acha no plano espiritual, acha que só tem necessidades espirituais esquecendo-se das necessidades fisiológicas, afetivas, pessoais e sociais, imagina que o mundo é exclusivamente espiritual. Esse tipo de cristão vive num plano abstrato, imaginário, surrealista e antibíblico.

Humanista: É aquele que contamina o cristianismo com correntes filosóficas, entende Deus como juiz tolerante que entregará perdão a todos, diz que a Justiça Divina funciona como a justiça terrena. Esse tipo de cristão coloca o homem no centro do cristianismo mostrando Deus como um eterno servo.

Permissivista: É aquele que não se preocupa em prestar contas da sua vida a Deus, não desenvolve o discernimento espiritual para evitar a corrupção do cristianismo por meio de influências mundanas, mostra-se de acordo com a descaracterização do caráter cristão. Esse tipo de cristão é tolerante e complacente com os próprios pecados e é incentivador e cúmplice da vida pecaminosa dos irmãos.

Supersticioso: É aquele que se mostra infantil com relação às coisas espirituais, mistura o mundo espiritual com um mundo imaginário próprio, é facilmente levado por reuniões de “prodígios e maravilhas”, é despreparado para defender a fé cristã por não conhecê-la. Esse tipo de cristão descarta a Verdade por um espiritualismo fantasioso e desconsidera a palavra que diz que “o justo viverá da fé” (Hb 2.4).

Fanático: É aquele que se sente melhor com o uso de amuletos revelando-se idólatra (Ex 20.4), acha que Deus só se revela por meio de rituais, possui verdadeiro ódio por pessoas de religiões diferentes. Esse tipo de cristão é um escravo da imaturidade espiritual.

Tradicionalista: É aquele que é nascido numa família cristã, vê a igreja como um espaço social onde ele encontra amigos e mostra-se aos outros, acha que um cargo na igreja é status social e não unção divina. Esse tipo de cristão mantém-se na igreja não por amor a Deus, mas por comodismo.

Turista: É aquele que vê a igreja com tanto desdém que nem se mostra compromissado com ela, às vezes sente-se culpado por não ir a igreja, às vezes culpa a igreja por não ser “atrativa”, tem medo de vínculos com cargos, com o Corpo de Cristo e com o próprio Cristo. Esse tipo de cristão tem uma religiosidade é tão inconstante quanto seu comparecimento a igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário