Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

quinta-feira, 10 de março de 2011

Exercitando o Cérebro...

Hoje em dia é comum exercitar o corpo com as milhares de academias espalhadas pelo mundo. Para os desinformados, academias eram as referências renascentistas às arcádias, lugar onde os gregos adoravam a Apolo – deus do conhecimento – lendo poemas e filosofando sobre questões humanas e sociais. Portanto, esses lugares de culto ao corpo são quase uma blasfêmia ao trabalho dos homens do renascimento de resgatar a insuperável cultura grega.


E, para a ciência, as arcádias gregas eram mais importantes que as atuais academias, pois recentes pesquisas científicas confirmaram que é mais importante exercitar o cérebro que o corpo. Pois nós nascemos com cerca de 100 bilhões de neurônios e não ganhamos mais nenhum durante a vida, por isso é importante exercitá-los para que eles não morram...

Mas o que exercita o cérebro? O que é possível fazer para manter o cérebro jovem e desenvolto?

1. APRENDER COISAS NOVAS. Pois a cada nova descoberta o cérebro realiza uma descarga elétrica que passa por cada neurônio até que o novo conhecimento seja armazenado.

2. REALIZAR PASSATEMPOS. Algumas “palavras cruzadas” ou “caça-palavras” são ótimas para que o cérebro faça novas sinapses entre os neurônios e estabeleça novas ligações acerca de conhecimentos já obtidos ou não, e sem estresse.

3. LER SEMPRE. Manter os caminhos cerebrais de informações sempre ativos facilita e acelera as ligações e os cruzamentos de dados já estabelecidos na mente.

4. CRIAR COISAS NOVAS. Escrever textos, fazer desenhos, ter novas idéias e criar um jeito só seu de aprender estimula a criatividade, favorece o desenvolvimento da memória, retarda o envelhecimento e contribui para a sua inteligência.

Ou seja, nunca subestime uma cruzadinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário