Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

quinta-feira, 10 de março de 2011

Energia Inteligente...

A tecnologia vem avançando, mas... E a nossa rede elétrica? Ela é praticamente a mesma desde que foi criada... Está na hora de uma “Revolução Elétrica” para tornar a nossa energia mais ecológica, mais segura e mais barata? Os apagões são cada vez mais frequentes, as pessoas usam cada vez mais energia elétrica e com cada vez mais desnecessidade. Precisamos de uma rede inteligente!


Alguns países estão pensando nisso... Vejamos as suas táticas:

Estados Unidos da América: Barack Obama investiu 4,5 bilhões em uma nova rede elétrica que seja inteligente ao ponto de regular a energia fornecida a cada item da casa – sozinha! Além de investir em carros elétricos e em redes inteligentes que regulam itens como a geladeira por si só!

Reino Unido: O governo inglês está testando a tecnologia das redes inteligentes – americanas – e de medidores inteligentes que, além de medir, controlam a energia de uma casa, tudo isso para reduzir o consumo de energia e a emissão de carbono, e também para aumentar o uso de fontes de energia renováveis.

Dinamarca: A capital mundial da energia eólica está tentando aproveitar toda a potência de seus ventos para investir em carros elétricos que não terão problemas para serem reabastecidos.

Itália: É o caso mais bem aceito e mais bem sucedido de energia inteligente. Desde 2005, 27 milhões de italianos têm um medidor inteligente em sua casa, esses medidores vieram de forma sutil, mas já fazem efeito: de lá pra cá, o consumo de energia foi reduzido em pouco mais de 5%.

Coreia do Sul: O país que revolucionou a oferta de internet banda larga quer revolucionar – em parceria com os Estados Unidos – a distribuição de energia tendo uma rede inteligente jamais posta em prática até 2030, de modo que economizasse o trabalho de sete usinas nucleares de 1GW.

China: O consumo de energia na China deve dobrar nos próximos 10 anos e, por isso, ela quer completar sua rede elétrica inteligente até 2020. O mesmo país quer diminuir em 15% o uso das usinas de carvão na produção de energia no mesmo prazo, além de estimular o uso da energia eólica e da energia solar.

Os outros países continuam com seus projetos mirabolantes ou mesquinhos, ou, pior, despreocupados com o nosso futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário