Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

II Timóteo 3.1-5

“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes”. (IITm. 3.1-5)


É por isso que admiro o apóstolo Paulo! Que exortação! – a palavra exortação pode ser usada como repreensão, mas originalmente significa ensino. Nem Durkheim, nem Comte, nem Weber, muito menos Lévi-Strauss definiriam tão bem a nossa sociedade.

Mas vamos ao estudo da passagem da maravilhosa e Sagrada Escritura... Vou discorrer sobre cada característica do “homem do fim dos tempos” definido pelo sociólogo Paulo:

Egoísta: Amante de si mesmo; incapaz de fazer algo em favor de outro. O noticiário é a prova de que Paulo estava certo, homens incapazes que pensar no próximo e que por isso fazem mal.

Avarento: Idólatras (Ef. 5.5); capazes de fazer o que for preciso para ter dinheiro. “porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (ITm. 6.10a). A sociedade atual não quer dinheiro, ela idolatra o dinheiro e quem o tem.

Jactancioso: Vaidoso; soberbo; que pensa que não precisa de ninguém, muito menos de deus. Mas deus cuidará dele: “ainda que o Senhor é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo conhece de longe” (Sl. 138.6)

Arrogante: Orgulhoso; presunçoso; que se vangloria – vangloriar é gloriar-se em vão ou por motivo vão – considerando-se mais importante e... “olhar altivo e coração orgulhoso, a lâmpada do perverso, são pecado” (Pv. 21.4).

Blasfemador: Xingador; escarnecedor; que zomba de deus, da palavra, do sacrifício de Cristo e de tudo que se considera sagrado. Mas “não vos enganeis: de Deus não se zomba” (Gl. 6.7).

Desobediente aos pais: Adolescente imaturo, jovem rebelde ou adulto revoltado que não leva em conta o quarto mandamento e primeiro com promessa: “honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem teus dias na terra” (Ex. 20.12).

Ingrato: Incapaz de dizer o mais simples “obrigado”; não dá graças a deus por tudo que possui. Mas a palavra diz “em tudo dai graças, porque esta é a vontade de deus em Cristo para convosco” (ITs. 5.18).

Irreverente: Profano; sem respeito pelo evangelho; faz pouco caso do que é sagrado; é como esaú que desprezou a primogenitura e não se deu bem (Hb. 12.16).

Desafeiçoado: Desprovido de afeto; sem amor pelo próximo; transtornado ao ponto de não ter o afeto natural – natural do ser humano, independente da aceitação do evangelho.

Implacável: Duro; irreconciliável; incapaz de perdoar; sedento por vingança; baú de ressentimentos.

Caluniador: Fofoqueiro; capaz de inventar histórias para ver o mal do próximo; aquele que chega a fazer grande esforço só para espalhar uma mentira; busca no ato de caluniar algo que o torne maior ou melhor que o caluniador – um pobre coitado –, mas “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo. 8.32)

Sem domínio de si: Incapaz de se controlar; incontinente; desequilibrado; insaciável, principalmente em relação ao pecado; aquele que não desenvolveu o fruto do espírito domínio próprio.

Cruel: Violento; aquele que mata, que estupra, que tortura, que faz o mal por prazer ou por insubmissão;

Inimigo do bem: aquele que não revela amor nem para quem lhe faz o bem; mas Cristo diz para nós amarmos até nossos inimigos (Mt. 5.44).

Traidor: Finge-se de amigo, mas volta-se contra quem lhe é fiel; é um inimigo do bem acentuado, pois se torna inimigo de seu amigo.

Atrevido: Obstinado; teimoso; aquele que insiste no pecado mesmo depois de advertido; mas triste será o fim do que permanecer agindo assim, pois “o homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura” (Pv. 29.1)

Enfatuado: É um orgulhoso, presunçoso, vaidoso, mas com um acréscimo é incapaz de “descer do pedestal” e pedir ajuda.

Mais amigo dos prazeres que de Deus: Hedonista; amante dos deleites; profano; aquele que nem pensa em buscar o reino de deus; não aprendeu que o verdadeiro prazer está na palavra de deus (Sl. 1.2).

Tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder: Parece ser seguidor de Cristo e fala de piedade, mas não faz uso dela; é aquele que chega pra você e diz: é... Eu creio em deus. Mas não há nele o caráter de Cristo; são os famosos e citados “sepulcros caiados” (Mt 23.24-28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário