Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Preparando o Terreno...

Antes de Cristo vir até nós, Deus preparou tudo para a chegada de Seu Filho. Se forem necessárias provas disso, então discorrerei sobre os preparativos...


A CIVILIZAÇÃO GREGA, que dominou grande parte do mundo conhecido antes dos romanos, trouxe duas coisas indispensáveis para a propagação do evangelho:

*UMA ÚNICA LÍNGUA: os hebreus foram dominados pelos gregos e foram obrigados a aprender a língua grega, assim como a maioria do mundo da época.

*UMA CULTURA QUE VALORIZASSE A RELIGIÃO: os gregos ensinaram a todas as nações da época a valorizar a religião, e até tinham um “deus desconhecido” que na verdade era (e é) o único deus.

O IMPÉRIO ROMANO dominou quase a totalidade do mundo conhecido antes, durante e depois da vida de Jesus e realizou três grandes contribuições para a pregação do evangelho:

*UMA LEI UNIVERSAL: todo o império romano – que incluía várias nações, povos e línguas – foi submetido a uma só lei.

*ESTRADAS: todo o mundo conhecido foi unido por uma imensa rede de estradas que ligava muitas cidades.

*PAX ROMANA: o império romano tornou viagens por terra e por mar muito mais seguras, pois antes da pax romana eram comuns ataques de salteadores (por terra) e de piratas (por mar).

A Pregação do Evangelho é uma ordem: “E disse-lhes: Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Mas requer alguns fatores:

Um Mestre: O Espírito Santo (“mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” João 14.26)

Um Instrumento: A Palavra (“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” II Timóteo 2.15)

Uma Mensagem: O Evangelho (“E disse-lhes: Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” Marcos 16.15)

Um Tema: Jesus (“Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes Cristo” Atos 8.5)

Uma Obrigação: Pregar (“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho” I Coríntios 9.16)

Um Alvo: Ganhar Almas (“Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora eu não esteja debaixo da lei. Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei. Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns.” I Coríntios 9.20-22)

Nenhum comentário:

Postar um comentário