Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Os Grandes Amores da Literatura...


Os amores da literatura são marcantes, belos e, aparentemente, perfeitos. Os romances de todas as épocas tentaram provar que o amor poderia resistir a tudo e que o amor era possível. Mas a vida de alguns escritores não indica a mesma verdade, vejamos alguns casos de escritores e suas histórias de amor nem tão perfeitas:


Dante Alighieri, um italiano que revolucionou a poesia em sua língua e, em 1308 escreveu o maior poema épico da Idade Media, A Divina Comédia, além de escrever outros poemas como Vida Nova e Banquete. Este homem que disse que “Orgulho, inveja e avareza põem fogo nos corações dos homens” tinha um coração que ardia por uma mulher chamada Beatriz Portinari e a quem ele devotou toda a sua obra. Mas, Quem era Beatriz? Como eles se conheceram? Eram casados? Eram amantes? Muitas são as perguntas e surpreendentes são as respostas, então vamos começar pelo começo:
Dante conheceu Beatriz quando tinha 9 anos, e alegou que foi amor à primeira vista, e ele só a viu novamente no dia de seu enterro, à propósito, ela morreu aos 24 anos. Depois da morte dela, Dante casou-se com Gemma di Manetto Donati, mas a sua obra deixa claro que ele não esqueceu Beatriz, pois sua imagem se faz presente em todas as suas obras.

Francesco Petrarca, um italiano que é considerado o Pai do Humanismo Europeu, já que dissertou sobre a grandeza do potencial humano e justificou filosoficamente a busca por conquistas individuais. Petrarca foi o autor de O meu livro secreto – que falava dos anseios humanos –, Triunfos – que é um testamento espiritual sob forma de diálogo entre Petrarca e Santo Agostinho – e Cancioneiro – que é uma intensa e vibrante declaração de amor à Laura, em forma de sonetos. Mas, Quem era Laura? Como eles se conheceram? Eram casados? Eram amantes? Muitas são as perguntas e surpreendentes são as respostas, então vamos começar pelo começo:
Pouco se sabe sobre Laura, mas o que se sabe já é suficiente para nos deixar estarrecidos. Provavelmente, Francesco e Laura se conheceram quando ainda eram crianças, mas poucos foram os encontros, até que Laura se casou com outro homem e Petrarca se devotou ao alpinismo e à religiosidade.

William Shakespeare, um inglês que se mostrou um dramaturgo único e um poeta vibrante. Shakespeare é o autor de grandes obras que venceram a barreira do tempo, como Romeu e Julieta – uma ode à atemporalidade e à imortalidade do amor –, ou Medida por Medida – que revelou sua compreensão das mais extremas situações humanas –, ou Hamlet – tragédia que mudou a concepção de amor e de morte –, ou Sonho de uma noite de verão – obra com um texto cômico, mas com tons de drama. Mas uma obra um pouco ofuscada pela grandeza da obra de Shakespeare mostra a beleza do seu amor por uma moça que a História desconhece, Sonetos fala do amor do jovem Shakespeare por Dark Lady, uma jovem que provavelmente foi sua amante.

A história dos amores dos escritores chega a ser mais interessante que as de suas obras

Nenhum comentário:

Postar um comentário