Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

...E o Verbo era Deus...

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus". Isso é o que João diz no versículo um do capítulo um do seu evangelho. Mas por que há o uso da palavra "verbo" não poderia ter sido feita uma analogia mais simples?

Vamos Contextualizar! O evangelho segundo João foi o último a ser escrito, por volta de 92d.C. Foi escrito depois do evangelho segundo Mateus que mostrou Jesus como Messias-Rei, digno do trono de Israel; Foi escrito depois do evangelho segundo Marcos que mostrou Jesus como Messias-Servo, tentando mostrar o maior número possível de milagres; Foi escrito depois do evangelho segundo Lucas que mostrou Jesus como Messias-Homem, mostrando toda a sua biografia; Logo João tentou mostrar Jesus como ele realmente era, como Deus.

No ínicio da Igreja, no final do século I, haviam duas ameaças contra a sua existência: Uma externa e uma interna. A ameaça externa era a perseguição do Império Romano (foi driblada rapidamente), a interna foi o gnosticismo. O gnosticismo foi um movimento herético do século I que era um sincretismo religioso, uma mistura do Cristianismo com a filosofia grega, que dizia que
  • A santidade vinha pelo conhecimento 
  • Deus não criou nada daqui, Ele criou um demiurgo (semideus) que criou tudo, porque Deus é puro e não criou nada impuro (para eles tudo que era carne era impuro).
A ameaça externa seria facilmente driblada, mas a interna... nem tanto. Então, João queria usar uma analogia que dissesse que Cristo era esse tal demiurgo (o elo entre nós e Deus), mas como? O judeu sabia que Deus criou tudo pelo poder da sua palavra ("Disse Deus: Haja luz! e houve luz"), então João disse que Cristo era o logos (que no grego quer dizer, razão de ser. Jesus é a razão de nós sermos!), era a Palavra pelo poder da qual nós fomos criados e resgatados. Cristo é o Verbo, e pra acabar com o gnosticismo ele disse:
"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós."

Nenhum comentário:

Postar um comentário