Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Critica do livro "O Príncipe"

O livro é odiado por boa parte das pessoas que já ouviram falar dele, mas poucos se dignaram a lê-lo, estudá-lo, entendê-lo, contextualizá-lo e perceber que ele é o retrato fiel da política que vivemos. Aí vão algumas frases louváveis do gênio Maquiavel:

“Assim existem dois modos de combater: um, com as leis; outro, com a força. O primeiro modo é próprio dos homens; o segundo, dos animais. Porém, como o primeiro muitas vezes mostra-se insuficiente, impõe-se um recurso ao segundo.

“Não pode nem deve um soberano prudente cumprir as suas promessas quando tal cumprimento ameaça voltar-se contra ele e quando se diluem as próprias razões que o levaram a prometer”.

“O Príncipe” parece ser o livro de honra do PT, pois designa todos os atos do partido e de seu iniciador, o Lula. Uma prova irrefutável da atemporalidade de Maquiavel:

“O quão louvável é que um príncipe honre a sua palavra e viva de forma íntegra, cada qual o compreenderá. Todavia, a experiência nos faz ver que nestes nossos tempos, os príncipes que mais se destacaram pouco se preocuparam em honrar suas promessas; que, além disso, eles souberam, com astúcia, ludibriar a opinião pública”

Eu indico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário